"A passagem de uma frente fria pode durar até 10 de maio", afirma a Capitania dos Portos da Bahia
O órgão recomenda que quem pratica os esportes náuticos não naveguem
Foto: Divulgação
A Capitania dos Portos da Bahia emitiu um nota para falar sobre o mau tempo em Salvador, na manhã desta sexta-feira (8). “Participa que a passagem de uma frente fria sobre a área marítima das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte do Cabo de São Tomé e da Bahia, ao sul de Caravelas, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), até a manhã do dia 10 de maio" disse
Eles continuam afirmando que "É esperada a passagem de ondas de direção Sudoeste a Sul, na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo e ao sul do Cabo de São Tomé, com até 3,5 metros de altura, até amanhã do dia 8 de maio. Em seguida, são esperados ventos de direção Sul a Sudeste na faixa litorânea do estado da Bahia, ao norte de Caravelas, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), entre a manhã do dia 8 de maio e a noite do dia 10 de maio. Os ventos intensos poderão gerar ondas de direção Sul a Sudeste, na faixa litorânea do estado da Bahia, ao norte de Caravelas e ao sul de Salvador, com até 3,5 metros de altura, entre a manhã do dia 8 de maio e a noite do dia 10 de maio. Também é esperada a ocorrência de ressaca entre as cidades de Porto Seguro e Conde, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, entre a noite do dia 8 de maio e a noite do dia 10 de maio”
O Centro de Hidrografia da Marinha alertou que a elevação da maré causada pela lua cheia, a chamada maré de sizígia pode potencializar os efeitos da ressaca. Além disso, o órgão recomenda que quem pratica os esportes náuticos não naveguem. Dessa forma, a autoridade afirma que os avisos de mau tempo passarão a ser rotineiros.