"A Resistência Cabocla"estreia nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil
Peça do Bando de Teatro Olodum, será realizada na sexta-feira (30)
Foto: Reprodução / Andréa Magnoni/Bando de Teatro Olodum
Integrando a programação pelo Bicentenário das lutas pela Independência da Bahia, o Bando de Teatro Olodum estreia o espetáculo "A Resistência Cabocla". Organizada pela Fundação Gregório de Mattos da Prefeitura de Salvador, a peça será apresentada na praça do Campo Grande, ao lado do monumento ao Caboclo do 2 de Julho, na próxima sexta-feira (30), às 19h.
Com texto inédito do dramaturgo Daniel Arcades e direção de Cássia Valle, Valdinéia Soriano e Leno Sacramento, o espetáculo traz à cena heróis e heroínas que não são devidamente reconhecidos nos livros de História e nas narrativas sobre a independência do Brasil. A peça destaca personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, o corneteiro Lopes e o indígena Bartolomeu, representantes dos primeiros defensores das terras e da natureza do país.
A trama de "A Resistência Cabocla" acompanha dois jovens negros, Luque e Mirna, que se preparam para participar dos desfiles do 2 de Julho em Salvador. Enquanto Luque está ansioso para desfilar como baliza em uma das fanfarras, Mirna questiona a falta de representatividade negra e feminina nas celebrações. A aparição do Caboclo Tupinambá conduzirá os jovens a uma jornada pelas lutas históricas travadas na Bahia para expulsar as tropas colonizadoras, ressaltando a bravura popular que garantiu a independência do país.
"Queremos mostrar que desde sempre nosso povo resistiu por liberdade e que ainda temos muito o que lutar e honrar a coragem dos nossos ancestrais negros e indígenas", explica Daniel Arcades, autor e diretor. Além do Bando de Teatro Olodum, o palco contará com a participação de artistas convidados, como Érico Brás, Tonho Matéria, a banda mirim do Olodum e os dançarinos da Uzarte.
Depois das apresentações no Campo Grande nos dias 30 e 1º de julho, o espetáculo será levado ao Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos. A programação inclui apresentações abertas ao público em geral e sessões voltadas para estudantes de escolas municipais, seguidas por uma roda de conversa com a equipe.
Com 33 anos de atuação nos palcos, o Bando de Teatro Olodum é reconhecido como a companhia negra mais popular e longeva na história do teatro baiano. Com mais de 30 espetáculos, filmes e séries televisivas, o grupo se destaca por representar o cotidiano da população negra, combater o racismo e valorizar a cultura negra no Brasil.
SERVIÇO
A Resistência Cabocla
Espetáculo Gratuito
Estreia dia 30 de junho, às 19h, na Praça do Campo Grande
Dia 1º de julho, em duas sessões: às 17h e às 19h, na Praça do Campo Grande
Dia 07 de julho (aberto ao público), às 19h; Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos
Dias 10, 11, 12 e 13 de julho: sessões voltadas para alunos de escolas municipais, seguidas por bate-papo com a equipe.
FICHA TÉCNICA
Texto: Daniel Arcades
Pesquisadora: Mabel Freitas
Direção Artística: Cássia Valle, Valdineia Soriano e Leno Sacramento