• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Abdulrashid Sadulaev é excluído de torneio de classificação para Paris-2024 por apoio à guerra na Ucrânia
Esportes

Abdulrashid Sadulaev é excluído de torneio de classificação para Paris-2024 por apoio à guerra na Ucrânia

Federação Internacional de Luta anunciou determinação nesta quinta-feira (4)

Por Da Redação
Ás

Abdulrashid Sadulaev é excluído de torneio de classificação para Paris-2024 por apoio à guerra na Ucrânia

Foto: Reprodução / Instagram

O lutador russo Abdulrashid Sadulaev, duplo campeão olímpico de luta livre, foi retirado do torneio de qualificação para as Olimpíadas de Paris. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Luta (UWW) na última quinta-feira (4). A decisão foi tomada devido ao seu posicionamento em relação ao conflito na Ucrânia.

O torneio de classificação para Paris-2024 está programado para acontecer de 5 a 7 de abril em Baku, Azerbaijão.

"A UWW excluiu Abdulrashid Sadulaev do torneio europeu de qualificação olímpica em Baku após ele não atender aos critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional para atletas neutros individuais", declarou a federação em seu site.

Sadulaev, campeão olímpico em 2016 na categoria de 86 quilos e bicampeão em Tóquio 2020 na de 97 quilos, foi considerado inelegível pelo painel independente United World Wrestling Eligibility. Uma investigação desse painel revelou novas informações sobre o apoio do lutador à guerra entre Rússia e Ucrânia. Além disso, foi constatado que Sadulaev ainda era membro oficial do Dínamo de Moscou, um clube esportivo vinculado ao poder russo.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) havia recomendado a reintegração condicional de atletas russos e bielorrussos em competições internacionais, após excluí-los em fevereiro de 2022 devido à invasão russa na Ucrânia. No entanto, impôs condições rigorosas, incluindo a proibição de atletas que tenham apoiado ativamente o conflito ou tenham vínculos com agências militares ou de segurança nacional.

"Cada atleta neutro passa por um rigoroso processo de verificação pela UWW antes de cada torneio", afirmou a federação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.