Abin enviou relatório a Moraes e PF dados sobre software espião, diz jornal
Documento mostra que autoridades receberam lista de monitorados
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
No dia 11 de abril deste ano, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Polícia Federal uma planilha contendo a lista de números monitorados pelo órgão durante o governo Jair Bolsonaro (PL) por meio do software espião.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, a lista continha o número do telefone, o caso a que ele estava relacionado e, em algumas situações, o nome da pessoa que utilizava o aparelho.
Os documentos mostram que houve um frequente envio de informações da agência para a PF e o STF desde março, quando veio à tona a informação de que a Abin havia usado o software FirstMile para monitorar a localização de pessoas.
Diante dessa troca de informações, agentes da Abin contestam a necessidade da busca e apreensão pedida pela PF e autorizada por Moraes sob o argumento de que a agência jamais se negou a atender a pedidos da corporação ou a ordens do Judiciário.
Na última sexta-feira (20), a PF realizou operação em investigação que apura a suspeita de que a agência usou o software para monitorar ilegalmente celulares de jornalistas, políticos e ministros.