Abraham Weintraub diz que recebeu ordem de Bolsonaro para entregar FNDE ao Centrão
Determinação foi concretizada em junho de 2020
Foto: Marcos Corrêa/PR
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub disse nesta terça-feira (12), em entrevista à CNN, que recebeu uma ordem direta do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que “entregasse” o comando do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Centrão, bloco parlamentar que reúne o atual partido do presidente e a sigla do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).
De acordo com Weintraub, a ordem foi dada em março de 2020 e concretizada em junho. Na época, foi publicada a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte como presidente do FNDE. Ainda durante a entrevista, o ex-ministro disse que tentou adiar o cumprimento da ordem e que, antes disso, tomou medidas para aumentar a governança do FNDE.
Weintraub queria que o órgão ficasse submetido não só à sua pasta, mas também à Casa Civil e à Economia. “Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe. Ele falou: você vai ter que entregar o FNDE para o Centrão e eu falei: presidente, não faça isso. E eu fiquei adiando o máximo que eu podia, fiquei adiando. Eu subi toda a governança, as regras, do processo decisório do FNDE”, afirmou o ex-ministro.
Ele atribuiu ao atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, a aliança do governo Bolsonaro com o Centrão. “Chegou o general Ramos com essa estratégia que eu considero muito equivocada de colocar o Centrão para dentro do governo. E ele começou realmente a trazer essa turma para dentro, frequentar cada vez mais e convenceu o presidente, e a partir daí eu acho que a gente foi expulso. Os conservadores foram expulsos”, afirmou o ex-ministro. Até o momento, o presidente não se pronunciou sobre o assunto.