• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Abraham Weintraub diz que recebeu ordem de Bolsonaro para entregar FNDE ao Centrão
Economia

Abraham Weintraub diz que recebeu ordem de Bolsonaro para entregar FNDE ao Centrão

Determinação foi concretizada em junho de 2020

Por Da Redação
Ás

 Abraham Weintraub diz que recebeu ordem de Bolsonaro para entregar FNDE ao Centrão

Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub disse nesta terça-feira (12), em entrevista à CNN, que recebeu uma ordem direta do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que “entregasse” o comando do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Centrão, bloco parlamentar que reúne o atual partido do presidente e a sigla do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

De acordo com Weintraub, a ordem foi dada em março de 2020 e concretizada em junho. Na época, foi publicada a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte como presidente do FNDE. Ainda durante a entrevista, o ex-ministro disse que tentou adiar o cumprimento da ordem e que, antes disso, tomou medidas para aumentar a governança do FNDE. 

Weintraub queria que o órgão ficasse submetido não só à sua pasta, mas também à Casa Civil e à Economia. “Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe. Ele falou: você vai ter que entregar o FNDE para o Centrão e eu falei: presidente, não faça isso. E eu fiquei adiando o máximo que eu podia, fiquei adiando. Eu subi toda a governança, as regras, do processo decisório do FNDE”, afirmou o ex-ministro.

Ele atribuiu ao atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, a aliança do governo Bolsonaro com o Centrão. “Chegou o general Ramos com essa estratégia que eu considero muito equivocada de colocar o Centrão para dentro do governo. E ele começou realmente a trazer essa turma para dentro, frequentar cada vez mais e convenceu o presidente, e a partir daí eu acho que a gente foi expulso. Os conservadores foram expulsos”, afirmou o ex-ministro. Até o momento, o presidente não se pronunciou sobre o assunto.  
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário