Abrasel: bares e restaurantes registram alta de mais de 3% no movimento em maio

Na comparação com 2023, este mês foi o primeiro a apresentar alta no volume de vendas

Por Da Redação
Ás

Abrasel: bares e restaurantes registram alta de mais de 3% no movimento em maio

Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone, divulgados na última sexta-feira (21), revelam que, em maio deste ano, o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de 3,4% no volume de vendas em comparação a abril. A variação positiva é atribuída principalmente ao Dia das Mães, que impulsionou as vendas em muitos estabelecimentos.

Na comparação com 2023, este mês foi o primeiro a apresentar alta no volume de vendas, de 0,2%, indicando uma leve recuperação dos negócios em 2024. Entre abril e maio, os estados que mais se destacaram foram Maranhão (6,7%), Roraima (5,3%) e Ceará (4,7%), refletindo um cenário de recuperação econômica.

O Rio de Janeiro registrou um aumento de 2,9% em relação ao mês anterior e, pela primeira vez no ano, conseguiu igualar os resultados de 2023. Já São Paulo teve um crescimento de 3% em maio.

Entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas dois registraram queda: a Bahia (-0,2%) e o Rio Grande do Sul (-5,4%), que enfrentam uma situação crítica em decorrência das enchentes que atingiram o estado.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, comentou sobre o cenário: "Os resultados positivos de maio são um alívio bem-vindo para o setor, que ainda opera com 64% dos negócios em prejuízo ou equilíbrio, e apenas 36% em lucro. Apesar das notícias serem boas para a maioria dos estados, não podemos deixar de destacar a situação alarmante do Rio Grande do Sul, onde as enchentes têm prejudicado gravemente os estabelecimentos. Os resultados do Índice reforçam a necessidade urgente de medidas de apoio e recuperação”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário