Academia já instaurou processo disciplinar contra Will Smith; veja detalhes
Ator corre o risco de ser retirado do quadro de celebridades
Foto: Divulgação/Oscar
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu um comunicado dizendo que apura um processo disciplinar contra Will Smith. A medida é a primeira reação efetiva da Academia contra o ator, que no momento da 94ª cerimônia de premiação do Óscar, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Chris Rock. Após o ato, o ator foi convidado a se retirar, mas não atendeu ao pedido.
Na descrição do comunicado, a Academia diz que o comportamento de Will representa “violações dos Padrões de Conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”.
O ator recebeu um aviso de 15 dias até que uma votação seja realizada em relação a uma possível ação disciplinar "que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta".
Academia já realizou outras punições
Até o momento, somente cinco pessoas foram expulsas da Academia. A primeira delas foi o ator Carmine Ciardi, que em 2004 foi expulso por compartilhar cópias de filmes, que são encaminhados aos votantes, que não são membros da Academia. No ano de 2017, Harvey Weinstein também foi retirado do quadro depois de acusações de abuso sexual. No ano de 2018, Roman Polanski e Bill Cosby foram retirados pelo mesmo motivo, da mesma forma que o diretor de fotografia Adam Kimmel, em 2021.
Caso Will Smith se junte ao grupo, isso significaria não participar mais dos eventos futuros da Academia, incluindo o próprio Oscar. O ator também perderia o direito de votar nos indicados das futuras cerimônias e seria considerado inelegível fixo para vencer futuros prêmios da Academia.