Academias na Coreia do Sul contaminaram mais de 100 pessoas com Covid-19
Casos foram registrados em março e analisados por pesquisadores da Universidade de Dankook
Foto: Reprodução
Academia na cidade de Cheonan, na Coreia do Sul, contaminaram 112 pessoas com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O fato, que foi analisado por pesquisadores da Universidade de Dankook, confirmou que atividades em ambientes fechados podem oferecer alto risco de contágio. O estudo foi publicado na revista Emerging Infectious Diseases.
De acordo com a pesquisa, as 112 contaminações foram decorrentes das aulas, em 12 academias diferentes do município. Desse total, 82 eram assintomáticas, ou seja 73,2%. Antes do fechamento das instalações devido aos contágios, 217 pessoas foram expostas. Os casos ocorreram em fevereiro, porém foram identificados até 9 de março.
Ainda segundo a análise dos pesquisadores, oito instrutores foram responsáveis por mais da metade das contaminações. Eles treinaram por quatro horas e nenhum apresentasse sintomas na época. No total, eram 27 profissionais.
Resultados
A pesquisa concluiu que a atmosfera úmida e quente dos locais fechados de academia, justamente com o fluxo de ar gerado por atividades físicas de nível intenso, podem causar uma transmissão mais densa de gotículas isoladas.
"Devido ao aumento da possibilidade de infecção por gotículas, deve-se evitar exercícios vigorosos em espaços confinados durante o surto atual, assim como reuniões públicas, mesmo em pequenos grupos", destaca a pesquisa.