Ação contra furto de água prende seis pessoas em chácara de alto padrão em Vitória da Conquista
"Operação Hydor" aconteceu nesta sexta-feira (17)

Foto: Divulgação/ Ascom PCBA
A Polícia Civil prendeu seis pessoas durante uma operação contra furto de água em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (17). A ação, batizada de “Operação Hydor”, teve como principal alvo uma chácara de alto padrão no bairro Lagoa das Flores, onde foram identificadas ligações clandestinas que abasteciam pelo menos 50 imóveis.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Segundo a companhia, o volume de água disponibilizado para o bairro saltou de 1 milhão para 4 milhões de metros cúbicos diários em 2025, mas cerca de 60% desse total era perdido por causa das ligações irregulares.
De acordo com Manoel Marques, gerente regional da Embasa, os suspeitos perfuraram uma subadutora de 300 milímetros, instalada em 2023, e criaram ramais clandestinos para desviar a água: “As pessoas entroncaram ramais nessa adutora e saíram distribuindo água pela rua”, explicou o gerente à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia.
Ainda conforme informações apuradas pela TV Sudoeste, a água desviada era usada para diferentes finalidades, incluindo irrigação de hortas e o enchimento de piscinas em imóveis de luxo: “Temos situações de todo tipo: uso para irrigação, consumo e até em casas com piscina. Isso não será tolerado pela empresa”, afirmou Marques.
A Embasa destacou que, além do prejuízo no abastecimento regular, as intervenções ilegais colocam em risco a qualidade da água, por aumentarem as chances de contaminação.
Os seis presos durante a “Operação Hydor” vão responder por furto qualificado e contaminação de água potável, crimes previstos no Código Penal.