Ação oferece exames gratuitos de DNA e orientação sobre paternidade socioafetiva em Salvador
Iniciativa no mês dos pais iniciou nesta quarta-feira (10)
Foto: Divulgação/ Caio Louriero
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, organizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), oferece exames de DNA gratuitos e assistência em ações de investigação de paternidade na capital baiana. A iniciativa teve início nesta quarta-feira (10) e os serviços podem ser utilizados na sede do órgão, no bairro do Jardim Baiano.
Além do exame de DNA, os participantes também podem fazer a solicitação de inclusão do nome do pai nos registros dos cartórios, encaminhamento de solicitações de pensão alimentícia em casos de DNA positivo, além de atendimentos e audiências de conciliação para resolver problemas familiares.
Segundo a defensora pública Analeide Accioly, na edição deste ano, a ação inclui também o reconhecimento da paternidade socioafetiva, que é quando uma nova família é formada e a mulher já tem um filho de um relacionamento anterior. "Vamos incentivar, orientar e assegurar o reconhecimento da paternidade socioafetiva, que é aquela situação em que uma família se forma, a mãe já tem um filho e esse novo companheiro vai criar e educar esse enteado como se filho fosse. A Justiça hoje permite a possibilidade do reconhecimento formal da paternidade socioafetiva", disse a Accioly.
Para realização do exame e utilizar outros serviços da DPE, as pessoas podem fazer um agendamento via Whatsapp pelo telefone (71) 99722-5927, ou por demanda espontânea comparecendo na sede da DPE. É necessário que a mãe, o filho ou filha e o pai estejam presentes, com documentos pessoais e comprovante de residência.