Acelen é vencedora no 15º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável!
Empresa é premiada por projeto socioambiental dedicado às comunidades pesqueira

Foto: Div
A Acelen é destaque na 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, realizada nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções da Bahia, durante a Feira da Indústria – INDEX. A companhia conquistou o primeiro lugar na modalidade “Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental nas Médias e Grandes Indústrias”, com o programa “Cuidado com as Comunidades Pesqueiras: um olhar para a saúde, capacitação e desenvolvimento do público da pesca do entorno da Refinaria de Mataripe”.
O reconhecimento foi alcançado a partir de um conjunto de iniciativas que reafirmam a atuação da Acelen junto às famílias ligadas à pesca artesanal e consolidam seu compromisso com a sustentabilidade. Entre elas, destacam-se os projetos Corais da Baía, Mutirão de Saúde, Movimento Replantio e Acelera Pesca, que fortalecem a qualidade de vida, a preservação ambiental e a geração de oportunidades para pescadores e marisqueiras da região.
As ações são integradas e buscam valorizar os modos de vida tradicionais, promovendo mutirões de saúde, oficinas de capacitação, regularização de organizações comunitárias e iniciativas de conservação marinha. Também envolvem a restauração de corais, o reflorestamento de manguezais e medidas de inclusão produtiva, reforçando o elo entre desenvolvimento social e preservação ambiental.
João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, reforça a relevância da escuta ativa para atender às necessidades das comunidades. “Iniciativas como Jornada Jovem, Acelera OSC e os projetos com o público da pesca são exemplos de como o diálogo molda ações concretas, ampliam oportunidades e fortalecem as relações sociais. Esse prêmio pertence também a cada jovem, pescador, marisqueira e liderança comunitária do entorno da Refinaria de Mataripe”.
O reconhecimento no Prêmio FIEB soma-se a outras conquistas recentes da Acelen. A Refinaria de Mataripe foi finalista, pela quarta vez consecutiva, do principal prêmio de refino da América Latina, concedido pela World Refining Association, destacando-se pelos avanços em modernização, inovação, segurança, eficiência energética e descarbonização.