Acesso à internet chega a 70% das escolas públicas do Brasil
Dado foi anunciado neste último domingo (8), durante pronunciamento em rede nacional, pelo ministro Camilo Santana

Foto: Agência Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que governo federal conseguiu ampliar o acesso à internet nas escolas públicas, de 45% em 2023 para 70% em 2026. A declaração foi feita neste último domingo (8), durante pronunciamento em rede nacional.
O chefe da pasta também comentou que a medida de restrição do uso de celulares em sala de aula trouxe resultados positivos. A decisão foi adotada há cerca de um ano e estaria surtindo efeito em deixar os alunos mais focados nas atividades pedagógicas.
“Há muitas razões para comemorar. (...) O governo do Brasil ampliou significativamente a conectividade das escolas públicas. Hoje, 96 mil escolas já contam com parâmetros adequados de internet para uso educacional”, afirmou Santana.
Outras medidas
No pronunciamento, Camilo citou outros avanços na área da educação, como o aumento no número de crianças alfabetizadas na idade adequada que quase dobrou, passando de 36% para 60%.
Também foi citado o programa Pé-de-Meia, que concede um beneficio mensal de R$200 para estudantes do ensino médio que permanecem matriculados. De acordo cm o ministro, a iniciativa alcançou quase 6 milhões de jovens e tem contribuído para reduzir a evasão escolar.
Saída do ministério
O ministro anunciou no dia 3 de fevereiro sua saída da pasta para Abril. O político afirmou que a motivação seria para apoiar a reeleição do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ecoordenar a campanha presidencial do presidente Lula no estado.


