Acidentes com motos caem quase 60% após um mês de motofaixa na Avenida Bonocô
Velocidade máxima de 60 km/h na via começa a ser fiscalizada a partir desta quinta-feira (10)

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador
Acidentes envolvendo motocicletas na Avenida Bonocô tiveram uma redução de quase 60% nos primeiros trinta dias de funcionamento de uma motofaixa implantada na via. Não houve registro de mortes durante o período, segundo a Transalvador.
Em 2024, o órgão contabilizou no local 56 acidentes com motos, dois óbitos e 54 feridos.
Em toda cidade, 15 pessoas perderam a vida em ocorrências com o veículo de duas nos três primeiros meses de 2025.
Em todo ano de 2024, foram 84 mortes. Se comparado com o total de mortes no trânsito do ano passado (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.
Velocidade máxima de 60 km/h
Passado o período de adaptação, a nova velocidade máxima da Av. Bonocô, de 60 km/h, começa a ser fiscalizada a partir desta quinta-feira (10). Essa readequação da velocidade foi uma determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que a motofaixa fosse implantada na capital baiana. Mesmo na área restrita, os motociclistas devem respeitar o limite de velocidade.
A motofaixa está desenhada entre as faixas 1 e 2, de cada sentido, a partir do canteiro central. O espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas podem transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continua com quatro faixas para circulação de veículos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade é a principal causa de acidentes de trânsito que resultam em mortes e ferimentos graves, especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil. De acordo com um relatório da World Resources Institute (WRI), um atropelamento a uma velocidade de 60 km/h, equivale a aproximadamente uma queda do 6º andar e 98% de chance de o pedestre vir a óbito.
Além do respeito ao novo limite de velocidade, os condutores de veículos devem evitar transitar por sobre a motofaixa. “Quem estiver conduzindo carros pode passar pela motofaixa para mudar de faixa de rolamento. O que não pode acontecer é transitar de maneira constante pelo local, impedindo o trânsito das motos”, explica Diego Brito.