ACM Neto aponta aumento do nº de pacientes do interior em leitos de Salvador
Prefeito afirma que existe uma migração de pacientes do interior em busca de tratamento em Salvador.

Foto: Reprodução / TV Bahia
O prefeito de Salvador, ACM Neto, abordou, em entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira (8), os índices de ocupação de leitos de UTI na capital baiana e afirmou que houve uma mudança no perfil dos pacientes com coronavírus internados na cidade. Nesta terça-feira, o prefeito apresentou o plano de flexibilização das atividades em Salvador.
De acordo com o prefeito, existe um fluxo maior de infectados do interior que são transferidos para Salvador para receber tratamento, o que impacta diretamente na taxa de ocupação da cidade.
"No início da pandemia, o número de pessoas que moravam em Salvador e ocupavam leitos chegou a 90%. Agora esse número é inferior a 60%. Ou seja, cada vez mais esses leitos estão sendo ocupados por pessoas do interior. Nós jamais fizemos qualquer discriminação com quem é do interior ou da capital. Estamos aceitando receber todo mundo.
O sistema é um só e a vida do interior importa tanto quanto a vida da capital. É fundamental que as prefeituras, sobretudo da região metropolitana e cidades mais próximas, tenham um trabalho rigoroso de contenção. Ou a taxa da capital não vai cair. O que interessa são os dados de Salvador, mas quase todos os leitos de UTI disponíveis nos municípios da região metropolitana e municípios próximos estão na própria capital”, afirmou o prefeito.
ACM Neto falou também sobre a estratégia para retomada das atividades em Salvador. segundo ele, está pautada na taxa de ocupação de leitos de UTI. Quanto menor o índice, maior o número de estabelecimentos que poderão voltar a funcionar.