• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • ACM Neto autoriza abertura de fase dois a partir da próxima segunda-feira (10)
Bahia

ACM Neto autoriza abertura de fase dois a partir da próxima segunda-feira (10)

Bares, restaurantes, salões de beleza e academias estão entre os estabelecimentos que serão reabertos

Por Da Redação
Ás

ACM Neto autoriza abertura de fase dois a partir da próxima segunda-feira (10)

Foto: Reprodução

Após a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com a Covid-19 chegar a 68% na última terça-feira (4), o prefeito de Salvador, ACM Neto, anuncia a retomada das atividades econômicas da fase dois na próxima segunda-feira (10), na capital baiana. Em coletiva na manhã deste sábado (8), o prefeito afirmou que a taxa de ocupação dos leitos de hoje registrou 58%, percentual muito abaixo do que era necessário para a reabertura.

"Quando nós apresentamos o nosso plano de retomada da segunda fase das atividades econômicas que estavam suspensas, nós colocamos como critério central para ativação da segunda fase chegarmos a uma taxa de ocupação dos leitos de UTI de 70%, permanecendo nela por pelo menos cinco dias", afirmou Neto ao dizer que "O início da primeira fase foi um sucesso do que nós pretendíamos, tanto que, praticamente 15 dias depois, nós estamos com a taxa de ocupação dos leitos de UTI que ontem fechou em 59%, e, hoje pela manhã registramos 58%. Número bem abaixo dos 70%, que era o índice mínimo que nós precisaríamos ter para ativação da segunda fase."

Na fase dois estarão liberadas, mediante protocolos geral e específico,  a abertura de academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes. 

"Se houver risco de desordem, descumprimento de ordens ou aglomerações nós tomaremos medidas duras. Se chegarmos em um bar, com aglomeração, com som alto, onde esteja gerando reunião de pessoas, que passou das 23h, ou qualquer coisa que aconteça vou fechar esse estabelecimento", disse o gestor.

Confira os protocolos apresentados pelo prefeito ACM Neto

Academias
As academias poderão funcionar de segunda a sábado, com horário livre definido por cada estabelecimento, inclusive aquelas localizadas em condomínios. A capacidade será de uma pessoa a cada 6m². Haverá permissão de realização de atividades individuais e coletivas com marcação no solo. O tempo de permanência máximo de cada aluno será de uma hora, com uso obrigatório de máscara em todas as atividades. Para alunos de crossfit e de aulas coletivas, deverá haver afastamento mínimo de mais de 2m entre eles. A higienização dos aparelhos, que precisam ter a distância mínima de 1,5m entre eles, precisa ser constante após cada uso, sem compartilhamento. Deverá haver medição de temperatura de funcionários e clientes. O uso de piscina estará proibido. 

Salões de beleza e barbearias
Os cerca de seis mil salões de beleza, barbearias e similares da cidade poderão abrir de segunda a sábado, das 10h às 19h, com 30% da capacidade total e medição de temperatura de funcionários e clientes. O intervalo entre um cliente e outro deverá ser de, no mínimo, 15 minutos, para possibilitar a higienização do local. O atendimento deverá ser individual e com hora marcada, e acompanhantes só serão permitidos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Continua vedado serviços que necessitem a retirada de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o atendimento. 

Bares e restaurantes
Bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares, que somam 22 mil estabelecimentos em Salvador, poderão reabrir para atendimento presencial de segunda a domingo, das 12h às 23h. As lanchonetes, por sua vez, poderão reabrir de segunda a domingo, das 7h às 16h. É preciso haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes. O máximo de pessoas permitido será de seis por mesa. O uso de máscaras será obrigatório, sendo liberado apenas no momento da refeição. Fica proibida a realização de eventos. O cardápio deverá ser digital ou plastificado e higienizado a cada uso. O serviço de buffet, se houver, deverá contar obrigatoriamente com um funcionário servindo. Rodízios estarão proibidos. O atendimento via delivery e com retirada do balcão poderá seguir sem restrição de horário. 

Museus, galerias e bibliotecas
Centros culturais, museus, galerias e bibliotecas poderão reabrir de segunda a sábado, das 10h às 16h, e domingo sem restrição de horário, com capacidade reduzida a 30% do total permitido em cada estabelecimento. Fica proibido o uso de audioguias e visitas guiadas. Obras e exposições interativas não serão permitidas. Exibição de filmes ou vídeos apenas em espaços abertos, com duração máxima de 15 minutos. A venda de ingressos será preferencialmente virtual, com horário agendado para visitantes, inclusive em casos de acesso gratuito. E o circuito de visitação deverá ser em mão única.  

Alimentação em shoppings
Além de anunciar os protocolos setoriais da fase dois, o prefeito divulgou também a segunda etapa da retomada de atividades que já reabriram na primeira fase. Estarão liberadas, por exemplo, as praças de alimentação de shoppings e centros comerciais com 50% da ocupação total. As academias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes também poderão reabrir nos shoppings e centros comerciais. Já as obras em imóveis residenciais habitados podem ser ampliadas para quatro funcionários a cada 100m², mediante autorização do condomínio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário