• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • ACM Neto considera improvável eleições em outubro e teme pelo Carnaval de 2021 diante de pandemia
Bahia

ACM Neto considera improvável eleições em outubro e teme pelo Carnaval de 2021 diante de pandemia

Prefeito de Salvador disse que PEC pode promover mudanças no pleito

Por Da Redação
Ás

ACM Neto considera improvável eleições em outubro e teme pelo Carnaval de 2021 diante de pandemia

Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia

Em entrevista ao jornal Poder em Foco do SBT no último domingo (3), o prefeito ACM Neto, afirmou ser "muito difícil" realizar as eleições para prefeitos e vereadores no mês de outubro caso o novo coronavírus continue avançando em maio e junho.

A data da eleição pode sofrer modificação através da aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no Congresso. Uma possível prorrogação de mandato é considerada impossível no meio político. Neto, por exemplo, considera a prorrogação algo inconstitucional, já que os eleitores elegeram prefeitos para mandatos de 4 anos. Diante disso, o Congresso não tem poder para poder alterar a vontade dos eleitores.

“Vai ser possível ter eleição ou não? Essa discussão vai ter que começar agora”, afirma. “Minha vontade é que a eleição possa acontecer em outubro”, diz. Prorrogar mandatos para coincidirem com o pleito de 2022 seria “péssimo para a democracia” e “inconstitucional”, disse Neto.

O prefeito também afirmou que as acusações do ex-ministro Sergio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro são graves, porém, precisam ser provadas. Neto também disse que Bolsonaro e Doria travam uma disputa irresponsável para responsabilizar quem causou aumento de mortes em decorrência do novo coronavírus.

Sobre o carnaval de 2021, Neto disse que a chance de ocorrer Carnaval em 2021 como em condições normais é pequena.

O Carnaval reúne praticamente 3 milhões de pessoas nas ruas. As pessoas se abraçando, se beijando, é muito contato físico. Se a gente for fazer uma avaliação com o cenário de hoje, é impossível pensar em eventos com aglomerações de pessoas, com junção de pessoas, principalmente numa escala como o Carnaval. Mas eu espero que as coisas melhorem muito até lá”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário