Ações apresentadas na justiça solicitam suspensão da exoneração de Valeixo
Os pedidos também solicitam o impedimento de uma nova nomeação ao cargo na PF
Foto: Agência Brasil
Cerca de três ações populares foram apresentadas nesta sexta-feira (24), à Justiça Federal em Brasília, solicitando a suspensão da exoneração do ex-diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo e o impedimento de uma nova nomeação para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro.
Nos pedidos, os advogados também solicitam que o ex-diretor da PF, Maurício Valeixo e o agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, prestem informações. Na manhã desta sexta (24), Moro fez uma anúncio com a renúncia ao cargo após a demissão de Valeixo.
De acordo com Moro, o presidente Jair Bolsonaro estaria tentando tirar a autonomia da Polícia Federal (PF) com a exoneração de Valeixo e a indicação de uma "pessoa de confiança" ao cargo. Além disso, ele desmentiu que teria concordado com a demissão de Valeixo e disse que só ficou sabendo da informação na madrugada desta sexta (24), pelo Diário Oficial da União (DOU).
Moro também revelou que o presidente estaria adotando posicionamentos políticos dentro da instituição para acessar documentos de inquéritos em andamento da PF.