• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ações policiais apreendem 51 fuzis em 2023 com Trabalho Integrado das Forças de Segurança
Bahia

Ações policiais apreendem 51 fuzis em 2023 com Trabalho Integrado das Forças de Segurança

Ampliação da inteligência e integração entre polícias impulsionam esse número recorde

Por Da Redação
Ás

Ações policiais apreendem 51 fuzis em 2023 com Trabalho Integrado das Forças de Segurança

Foto: SSP/BA

A Polícia Militar da Bahia apreendeu dois fuzis no último sábado (21), após perseguição a detentos na região de Mata Escura. Com esse feito, as Forças de Segurança do estado totalizam 51 fuzis apreendidos de janeiro a outubro de 2023, uma marca histórica.

Essas apreensões são resultado da expansão do trabalho de inteligência, com a criação de novos Núcleos, e da integração eficaz das Polícias Militar, Civil e Federal, que foi consolidada com a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a prioridade de retirar armas das mãos do crime organizado, especialmente dos traficantes envolvidos em assassinatos de rivais, usuários endividados e até mesmo de moradores que não compactuam com o comércio ilegal de entorpecentes.

As principais apreensões de fuzis em 2023 ocorreram em operações nas regiões de Tancredo Neves, Calabar e Valéria. Em todos os casos, a atuação estratégica dos serviços de inteligência orientou as equipes na repressão qualificada.

Em junho, uma operação para conter um grupo de dezenas de integrantes da facção conhecido como "bonde", que planejava um ataque a traficantes rivais no Subúrbio Ferroviário, resultou na localização de 13 fuzis. O atentado foi evitado e, durante a perseguição que culminou no bairro de Tancredo Neves, as armas de alto poder de fogo foram encontradas.

Em setembro, após criminosos divulgarem um vídeo exibindo fuzis e ameaçando invadir as regiões do Calabar e Alto das Pombas, as forças de segurança agiram rapidamente e apreenderam seis fuzis. Outro episódio significativo ocorreu em Valéria, também em setembro, quando três armas do calibre 5,56 foram localizadas com membros de duas facções, além de granadas. "Já são mais de quatro mil armas retiradas das mãos do crime organizado. A redução das mortes violentas em 2023 é resultado do trabalho incansável dos policiais", concluiu Marcelo Werner.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário