Acordo entre o Ministério da Cidadania e o NA cria linha telefônica para prevenção e tratamento de dependentes químicos
O serviço será gratuito e vai funcionar 24h por dia
Foto: Reprodução
O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Cidadania e o Narcóticos Anônimos foi publicado na última quinta-feira (14). O pacto cria linha telefônica 132, para ampliar o acesso da população, em especial dependentes químicos e familiares, aos atendimentos e orientações prestados pelo Narcóticos. O serviço será gratuito e vai funcionar 24h por dia.
A linha 132 começará a funcionar nas próximas semanas e será implementada em duas etapas: A primeira, com duração de três meses, os atendimentos começarão pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Piauí, Ceará, Pará e Amazonas e pelo Distrito Federal.
As demais unidades federativas serão atendidas na fase seguinte, cuja duração será de 12 meses.
Para o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, a ação é um marco histórico nas ações da Nova Política Nacional sobre Drogas. “Trata-se de uma grande articulação de ações para a integração das intervenções no caminho do tratamento e recuperação por meio do serviço de utilidade pública”.