• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Adoçante ‘aspartame’ pode ser cancerígeno, mas seguro se consumo ocasional, diz OMS
Saúde

Adoçante ‘aspartame’ pode ser cancerígeno, mas seguro se consumo ocasional, diz OMS

Consumo ideal é ate 40mg/kg por dia, o que corresponde entre a 40 e 50 latas de refrigerante dietético

Por Da Redação
Ás

Adoçante ‘aspartame’ pode ser cancerígeno, mas seguro se consumo ocasional, diz OMS

Foto: Freepik

Utilizado em produtos como refrigerantes dietéticos, o adoçante aspartame é um “possível cancerígeno”, de acordo com grupos ligados à Organização Mundial da Saúde. Apesar disso, a instituição afirma que ele continua seguro para consumo nos níveis já informados, 40mg/kg por dia.

O anúncio veio depois de coletiva de imprensa em que o chefe de nutrição da OMS, Francesco Branca, deu como sugestão não consumir o aspartame e nem o adoçante. 
Apesar disso, o chefe disse que “nossos resultados não indicam que o consumo ocasional possa representar um risco para a maioria dos consumidores”, explicou.

Em nota, a Associação Brasileira de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) afirma corroborar com a avaliação do Comitê de Especialistas da FAO/OMS (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação / Organização Mundial da Saúde) em Aditivos Alimentares (JECFA), que reafirmaram a segurança do aspartame.

“Continuaremos monitorando atentamente os avanços científicos nessa área e colaborando com as autoridades competentes para assegurar que os consumidores tenham acesso a alimentos seguros e de qualidade”, disse a ABIAD.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.