Adolescente com suspeita de poliomielite é monitorada em Roraima
O caso foi registrado na cidade de Rorainópolis
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma adolescendo de 14 anos está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde de Roraima com suspeita de poliomielite, em Rorainópolis. A paciente está internada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, em Boa Vista.
A Secretaria de Saúde de Rorainópolis, por sua vez, informou que “a Coordenação de Vigilância em Saúde recebeu a notificação e iniciou as tratativas pertinentes ao caso” na segunda-feira (29). O Ministério da Saúde já foi notificado sobre o caso e está acompanhando a investigação.
A campanha de vacinação nacional contra a doença, realizada pela pasta, segue até o dia 9 de setembro, de acordo com as últimas atualizações. O objetivo principal é aumentar a cobertura vacinal e e evitar a reintrodução de vírus como o da pólio, que já foi eliminado no Brasil.
Sobre a doença
A poliomielite é uma doença viral transmitida através de água e alimento contaminados ou contato com alguém infectado. Os sintomas incluem fadiga, febre, dor de cabeça e fraqueza muscular, além de poder resultar em paralisia ou morte. A doença é considerada rara, já que foi erradicada em 1994, mas corre sério risco de ser reintroduzida devido à baixa cobertura vacinal.