Adquirir carro novo é um dos principais desejos dos brasileiros para o próximo trimestre
Meta pode estar atrelada à queda nos preços dos automóveis seminovos e usados
Foto: Divulgação
Dados da fintech FinanZero, divulgados nesta semana, revelam que a meta de adquirir um novo automóvel é o segundo desejo financeiro mais popular entre os brasileiros para o próximo trimestre. Segundo a pesquisa, observa-se um aumento gradual no interesse pela compra de carros: em fevereiro, cerca de 30% dos entrevistados manifestaram o desejo de adquirir um automóvel; esse número subiu para 41% em março e, em abril, atingiu aproximadamente 42%.
O diretor operacional da FinanZero, Rodrigo Cezaretto, afirma que um dos motivos para o interesse pode estar atrelado à queda nos preços dos automóveis, sobretudo seminovos e usados, de 2022 para cá. Dados da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) indicam, por exemplo, que os seminovos custam até 7% menos agora do que custavam no início do ano passado.
"Entra nessa conta o fato de a inflação do setor automotivo ter desacelerado no intervalo de um ano. Para a população, isso significa que comprar um seminovo hoje é mais acessível do que nos anos em que estávamos vivendo a pandemia", explica Cezaretto.
Seguindo a esteira dos últimos meses, a maioria da população ainda quer passar pelo trimestre seguinte com suas contas organizadas, desejo apontado por 51% dos respondentes da pesquisa da FinanZero de abril. Outras metas bastante indicadas são viajar (40%), comprar uma casa própria (33%), abrir um negócio (33%) e, ligado a essa última, alcançar a independência financeira (28%).
Redução de preços
Na última semana, o Governo anunciou corte de impostos para reduzir o preço de carros populares no Brasil. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad declarou em entrevista que os incentivos serão temporários. Veja aqui modelos de até R$ 120 mil que podem ter o valor reduzido.