Afastamento de Dallagnol será julgado hoje pelo CNMP
Conselho que julgar afastamento é presidido por Aras
Foto: Reprodução
O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deve julgar amanhã (18) a ação contra o procurador da República e coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. O texto defende o afastamento de Dallagnol da força-tarefa “a bem do interesse público” e a transferência dele para outra unidade do Ministério Público Federal.
Neste julgamento, os conselheiros que fazem parte do colegiado vão decidir se o CNMP abre ou não um processo para avaliar se Dallagnol deve ser removido do MPF na capital paranaense. O presidente do conselho é o procurador-geral da República, Augusto Aras, que nos últimos meses entrou em conflito com a força-tarefa.
No início deste mês, um pedido da defesa de Dallagnol para que o plenário do CNMP não analisasse a proposta foi negado pelo relator da ação no conselho, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho. De acordo com os advogados do coordenador da Lava-Jato, a inclusão do julgamento na pauta seria “prematura antes da análise do pedido de produção de prova oral, realização do interrogatório e abertura de prazo para oferta de alegações finais.”