África enfrenta 3ª onda 'extremamente brutal' da Covid

Pelo menos 20 países enfrentam a terceira onda da doença, segundo o diretor de um centro de controle

Por Da Redação
Ás

África enfrenta 3ª onda 'extremamente brutal' da Covid

Foto: Reprodução/Getty Images

O diretor do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, John Nkengasong, alertou que o continente passa por uma terceira onda "extretamente brutal" da pandemia da Covid-19. Em entrevista a Reuters, ele afirmou que estão sendo deixado para trás na corrida mundial pela vacinação. "Não interessa para mim se as vacinas são do Covax ou de qualquer outro lugar. Tudo o que precisamos é acesso rápido a vacinas", disse.
 
Segundo ele, apenas 2,5% da população recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante, sendo 1% totalmente protegido contra o vírus. 

Com a vacinação restrita, a África acompanha cada vez mais o número de infecções subir. Em 23 de maio, a média móvel de casos por dia em todo o continente foi de 9.684. Um mês depois, o número quase triplicou: 25.352, segundo dados do site Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Ainda conforme Nkengasong, pelo menos 20 países estão no meio de uma terceira onda. Apesar de nao ter citado todas, ele fez menção da Zâmbia, Uganda e República Democrática do Congo como um dos afetados.

De acordo com dados do Our World in Data, a Libéria, África do Sul, Namíbia e Tunístia também são alvos da terceira onda e casos altos de infecção pela Covid-19.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário