Agência de saúde americana suspende permissão para uso da cloroquina contra Covid-19
A permissão havia sido autorizada em março pela agência para realização de testes
Foto: Divulgação | Reuters | Via Agência Brasil
A agência de saúde americana, a Federal Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa no Brasil, suspendeu nesta segunda-feira (15), a permissão para o uso da hidroxicloroquina e cloroquina como tratamento no combate a covid-19. A utilização do medicamento foi aprovada em março pela agência para a realização de testes.
Segundo documento divulgado pela FDA, a decisão foi baseada em informações mais recentes que mostram a falta de consistência do uso dos remédios em pacientes infectados pelo novo coronavírus, a falta de dados eficientes sobre um possível efeito antiviral dos medicamentos nas células humanas e de um estudo que mostrou não não haver diferença e eficiência no uso dos remédios contra a doença.
Ainda segundo a agência, dados revelam que não há informações que comprovem uma reação positiva para os benefícios das drogas em relação aos riscos de saúde que elas podem oferecer aos pacientes.
Atualmente, cerca de 200 medicamentos são investigados para combater a covid-19. Até o momento, nenhuma se mostrou 100% eficiente para combater a doença.