Agência Espacial Europeia lança missão Juice para explorar Júpiter e suas luas
Espaçonave levará oito anos para chegar a Júpiter, que é o maior planeta do sistema solar
Foto: M.H. Wong/I. de Pater (UC Berkeley) et al./M. Zamani/AURA/NSF/NOIRLab/ESA/Nasa
A Agência Espacial Europeia enviou uma espaçonave para explorar Júpiter e três das suas luas. A missão foi nomeada de Jupiter Icy Moons Explorer, ou Juice, e foi lançada nesta sexta-feira (14), a bordo de um foguete Ariane 5 do porto espacial da Europa em Kourou, na Guiana Francesa.
A espaçonave se separou do foguete Ariane 5 após 28 minutos do lançamento. Ao longo dos próximos 17 dias, a Juice implantará seus painéis solares, antenas e outros instrumentos, seguidos de três meses de testes e preparação dos instrumentos.
Juice levará oito anos para chegar a Júpiter e durante seu longo cruzeiro, a espaçonave utilizará alguns estilingues gravitacionais enquanto voa pela Terra, nossa lua e Vênus para ajudar na jornada.
Ao chegar no planeta em julho de 2031, a espaçonave passará cerca de três anos e meio orbitando e conduzindo sobrevoos de três de suas luas: Ganimedes, Calisto e Europa.
Enquanto isso, a missão Europa Clipper da Nasa, lançada em 2024, deve chegar a Júpiter em abril de 2030 e realizar quase 50 sobrevoos de Europa, chegando a apenas 16 milhas (25 quilômetros) acima da superfície da lua.
Juntas, as duas missões podem desvendar alguns dos maiores mistérios sobre Júpiter e suas luas.