Agência Europeia aprova uso emergencial de vacina da Moderna contra a Covid-19
Comissão agora precisa aprovar a liberação para aplicação
Foto: Reprodução/ Getty Images
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou no final da manhã desta quarta-feira (6) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 fabricada pela empresa Moderna. Países da União Europeia agora aguardam a liberação da Comissão para aplicação do imunizante.
"Com a aprovação da vacina da Moderna pela EMA, estamos mais próximos de nosso objetivo de ter um portfólio de vacinas contra a Covid-19 seguras e eficazes", disse Stella Kyriakides, comissária de Saúde da União Europeia.
Desde 27 de dezembro, países da EU iniciaram o processo de vacinação com doses da Pfizer/BioNTech. Tanto a da Pfizer como a da Moderna usam moléculas de mRNA (ácido ribonucléico mensageiro) para fazer com que as células humanas produzam imunidade ao "espinho" do coronavírus, no entanto a formulação usada é diferente. Enquanto a Pfizer usa armazenamento refrigerado: -70°C, a Moderna usa -20°C.
Outra diferença entre os imunizantes é que a Moderna solicitou a aprovação para maiores de 18 anos, enquanto a aprovação da Pfizer é para maiores de 16 anos.