Agência Internacional de Energia afirma que mundo não ficará sem petróleo
Posicionamento surge após embargos à produção russa
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Agência Internacional de Energia (AIE) garantiu, nessa quinta-feira (12), que o mundo não ficará sem petróleo mesmo com uma baixa produção na Rússia. A informação contradiz o alerta da própria agência em 16 de março, quando anunciou que 3 milhões de barris poderiam ser fechadas a partir de abril.
O aumento da produção em outros lugares e o crescimento mais lento da demanda devido aos bloqueios da China evitarão um grande déficit, disse a AIE, com sede em Paris.
“Ao longo do tempo, espera-se que o aumento constante dos volumes da Opep+ no Oriente Médio e dos EUA, juntamente com uma desaceleração no crescimento da demanda, afaste um déficit agudo de oferta em meio a uma piora na interrupção da oferta russa”, disse a AIE em relatório mensal.
Os Estados Unidos e outros membros da AIE se comprometeram a liberar 240 milhões de barris de petróleo em seu segundo acesso às reservas de emergência este ano, depois que a AIE não divulgou um comunicado liderado pelos EUA em novembro porque não viu grandes interrupções no fornecimento na época.