Agência lança sistema público para monitoramento de barragem de mineração
Ferramenta oferece informações sobre 816 barragens
Foto: Reprodução/ Google Maps
A Agência Nacional de Mineração lançou nesta sexta-feira (24), a versão pública do Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM), que monitora as informações sobre barragens de mineração. O sistema está disponível para que todos cidadãos acompanhem em tempo real como está a situação das barragens do país.
Fica disponibilizado informações como categoria de risco, altura, volume e método construtivo da barragem, dano potencial, entre outros. São centenas de dados sobre todas as 816 barragens de mineração brasileiras que passam a ser monitorados pelos cidadãos.
O SIGBM é conhecido dos mineradores. Nele, tanto as empresas quanto os fiscais da ANM atualizam as informações sobre as vistorias em campo. Uma vez implantados, os dados são cruzados e permitem que os fiscais gerenciem as informações reportadas, priorizem as fiscalizações e apliquem sanções.
A versão pública permite que o cidadão acesse dados abertos da barragem como nome e CNPJ da empresa, estado e município em que atuam, tipo de rejeito armazenado, estado de conservação, se ela está inserida no Plano Nacional de Segurança de Barragem (PNSB) ou se tem Plano de Ação Emergencial (PAE).