Agenda Cultural: confira programação da 18ª Primavera dos Museus para este fim de semana, em Salvador
Evento cultural promovido pelo Ibram para promover a valorização do patrimônio cultural brasileiro
Foto: Reprodução/Pexels
A estação das flores finalmente chegou e com ela a 18° Primavera dos Museus, um evento cultural promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. O tema deste ano é “Museus, acessibilidade e inclusão”.
Os museus da capital baiana já se organizaram para promover a acessibilidade para o público soteropolitano neste fim de semana. Confira:
Memorial Mãe Menininha do Gantois
O Memorial Mãe Menininha do Gantois, enquanto ponto de memória e primeiro espaço museal de cultura afrodescendente da América Latina, tem como objetivo resgatar e preservar a memória de sua grande líder religiosa.
Até esta sexta-feira, o museu terá uma visita mediada das 9h às 17h. Será uma visita mediada espontânea e com destaque para pessoas com deficiência, e uso de sistema de audiodescrição.
O museu está localizado na Rua Mãe Menininha, no Alto do Gantois. A atividade será gratuita.
Casa do Benin
A Casa do Benin, um equipamento cultural gerido pela Fundação Gregório de Matos e Prefeitura Municipal de Salvador, valoriza as relações culturais afrodiaspóricas.
Até este sábado (28), eles estarão com uma exposição, das 10h às 16h, com o acervo da casa do Benin, adquirido na região durante a década de 80, com itens sacros, musicais, vestuário, culinária, artísticos, entre outros. Fazendo referências às conexões entre a Bahia e Benin, o Reino do Daomé, Religiosidade, fazeres e saberes beninenses.
Além disso, também terá uma visita mediada à Exposição Temporária “Retratos de um Espaço-Tempo” das 14h às 15h. A Casa do Benin está localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, próximo ao Taboão. A atividade será gratuita.
Museu Cidade da Música da Bahia
O Museu Cidade da Música da Bahia celebra a história da música desde a fundação da cidade até os dias de hoje. No sábado, eles terão uma apresentação incrível no Música Viva, e prometem levar o público em uma viagem sonora emocionante pelo jazz baiano.
Já no domingo, terá uma visita guiada através de noções de áudio descrição e terá como foco uma conversa sobre as diferentes formas sensoriais de acesso à cultura para além do campo visual. O museu fica na Praça Visconde de Cayru.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
Até o dia 8 de dezembro, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) terá a exposição "Vila Velha, Por Exemplo: 60 Anos de um Teatro do Brasil".
Na exposição mostra como o Vila acompanhou a evolução de Salvador e se tornou um marco cultural para a história da cidade. Nesta sexta, às 16h, o museu também falará sobre memórias de um teatro do Brasil. Terá uma conversa com o diretor artístico, Márcio Meirelles, totalmente gratuita.
Caixa Cultural Salvador
A Caixa Cultural Salvador tem um espaço que investe em acessibilidade, com oferta de piso tátil, elevador, rampas, banheiro adaptado, mediações bilíngues (português e libras) e audiodescrição em mostras.
No domingo, ela terá jogos e brincadeiras em libras. Através desta atividade, as crianças poderão contribuir para uma sociedade mais inclusiva e empática, capaz de se comunicar com pessoas surdas, além de outros benefícios como: o desenvolvimento cognitivo, estimulando diferentes áreas do cérebro de forma divertida e o incentivo à expressão e à criatividade, fundamentais para o desenvolvimento infantil.
A atividade é gratuita, mas com vagas limitadas. Você pode garantir o seu ingresso neste site.
O Museu Eugênio Teixeira Leal
Museu Eugênio Teixeira Leal é especializado em moedas, medalhas e condecorações.
Até o dia 31 de dezembro, o público poderá visitar a exposição sobre a história de um Banco, que destaca através do mobiliário, quadros e painéis informativos, toda a trajetória da primeira instituição de crédito particular da América Latina, bem como as conjunturas da Bahia e do Brasil em momentos marcantes.
Nesta sexta (27), o museu contará com uma visita mediada, totalmente gratuita.
Memorial 2 de Julho
O Memorial Pavilhão 2 de Julho, também chamado Pavilhão da Lapinha, é um edifício histórico com o objetivo de guardar os símbolos usados nos festejos de 2 de Julho, em comemoração da Independência da Bahia.
Nesta sexta, o memorial contará com uma visita guiada especial, com o objetivo de proporcionar uma experiência rica e acessível para todos os participantes.
A ação será conduzida a partir de noções da áudio descrição e terá como foco uma conversa sobre as diferentes formas sensoriais de acesso à cultura para além do campo visual.
O memorial fica no Largo da Lapinha e a atividade também é gratuita.
Você também pode ter acesso a programação completa da 18° Primavera dos Museus em todo Brasil, na plataforma Visite Museus.