Vídeo: agentes da Guarda Municipal são flagrados agredindo pessoas em Salvador

Operação tinha o objetivo de recolher equipamentos utilizados de forma irregular em via pública

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: agentes da Guarda Municipal são flagrados agredindo pessoas em Salvador

Foto: Reprodução/TVGlobo

A Guarda Civil Municipal (GCM), prestou apoio operacional nesta terça-feira (27), à Secretaria Municipal de Promoção Social, combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE), em uma ação com o objetivo de  recolher equipamentos utilizados de forma irregular em via pública. No entanto, a operação acabou em confusão e vídeos nas redes sociais mostram os agentes agredindo pessoas em situação de rua. 

Segundo a GCM, os agentes foram alvos de "hostilidade e resistência ativa por parte de um grupo de indivíduos". Diante da recusa no cumprimento das determinações legais e da oposição física à fiscalização, os agentes de segurança utilizaram inicialmente  dispositivos de eletrocondutividade (armas de choque) e bastões operacionais (cacetete), "em estrita observância à doutrina de uso progressivo da força".

Ainda segundo a corporação, após isso, o cenário de conflito agravou-se com o arremesso de objetos contundentes, incluindo pedras e madeiras, contra a guarnição. Com isso, os agentes passaram a utilizar armas de fogo mediante disparo de advertência. A CGM informou que a manobra ocorreu de forma técnica e controlada, em local seguro e sem direcionamento contra pessoas, "com a finalidade exclusiva de dispersar a aglomeração hostil e garantir a segurança dos agentes". 

Durante o conflito, os agentes detiveram uma das agressoras que estava com uma lesão. Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e, após a devida alta médica, procedeu com o encaminhamento à Central de Flagrantes para o registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.

"A GCM reitera que a intervenção pautou-se pelos princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, ressaltando que qualquer conduta fora dos padrões institucionais será devidamente apurada pelas instâncias competentes", disse a guarnição em nota. 

Veja no vídeo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário