Agricultores baianos recuperaram no último ano um total de 500 quilômetros de estradas
Programa já pavimentou cerca de 2,5 mil quilômetros de vias
Foto: Divulgação
Agricultores baianos recuperaram no último ano um total de 500 quilômetros de estradas, o equivalente a um trecho que liga em linha reta a capital baiana até o rio São Francisco, em Ibotirama, no Oeste da Bahia.
A pavimentação asfáltica de um trecho de 40 km da rodovia Rio Grande e de 33 km da Estrada da Soja, ambas em São Desidério, na região agrícola do oeste baiano, são exemplos de algumas iniciativas. As intervenções vêm sendo executadas pelo programa Patrulha Mecanizada, que é coordenado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
No ano passado também foi iniciada a recuperação de 31 km da Estrada da Timbaúba, em Luís Eduardo Magalhães, que já vem sendo preparada para ganhar a pavimentação neste primeiro semestre. Também entram na lista: 120 km da estrada entre Baianópolis e São Desidério; 45 km da Linha Paraíso, em São Desidério; 38 km na estrada que liga a BA 463 à Linha dos Pivôs; 35km da estrada Rio de Pedras, em Barreiras; e 64 km da Estrada João Barata, em Barreiras.
Programa
Segundo a Abapa, o Patrulha Mecanizada foi criado e executado desde 2013 e já recuperou cerca de 2,5 mil quilômetros de estradas, além de proteger os recursos hídricos, com a criação de 7 mil bacias de captação de água, 300 terraços e desvios laterais, evitando a erosão e o soterramento de nascentes, córregos e rios da região.
Desde a criação do programa, foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões para a aquisição de máquinas, manutenção e custeio das operações do programa, com recursos dos agricultores baianos, por meio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Prodeagro, Fundeagro, parceria com os municípios e apoio dos próprios produtores.