• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • AGU envia parecer contra feriado do Dia da Consciência Negra em São Paulo
Brasil

AGU envia parecer contra feriado do Dia da Consciência Negra em São Paulo

Documento foi encaminhado para o STF

Ás

AGU envia parecer contra feriado do Dia da Consciência Negra em São Paulo

Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

A Advocacia Geral da União (AGU) emitiu um parecer no final de dezembro de 2019 ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a possibilidade de os estados e municípios  instituírem o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. De acordo com a AGU, apenas a União, ou seja, o Congresso e o governo federal podem tomar tal decisão, uma vez que a criação de feriados mexe nas relações de trabalho.

O parecer foi apresentado em ação em que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) pede que seja declarado constitucional o feriado no município de São Paulo. A data é o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso quilombo formado no Brasil.

"O feriado instituído pelo Município de São Paulo/SP interfere nas relações empregatícias reguladas pela Consolidação das Leis do Trabalho (aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452/1943), sendo que o valor histórico e cultural da data não constitui argumento apto a justificar invasão da competência privativa da União para dispor sobre feriados", diz o documento.

De acordo com levantamento realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) feito em novembro do ano passado, o Dia da Consciência Negra é feriado em mais de 1.200 cidades brasileiras, seja por meio de lei municipal, seja por meio de lei estadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário