AGU pede que Twitter remova postagem que espalha informações falsas sobre vacinas
Um vídeo publicado na plataforma por uma usuária popular, diz que os imunizantes irão "dizimar a humanidade"
Foto: Reprodução
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal, pedindo que o Twitter remova uma publicação feita por uma usuária popular, espalhando informações falsas sobre as vacinas.
Na postagem, um homem se apresenta em um vídeo como cientista dizendo que a humanidade será dizimada por uma nova epidemia, que iria começar quando os sinais de 5G ativarem agentes patogênicos supostamente inseridos em imunizantes.
No pedido, a AGU destacou que a liberdade de expressão é um direito fundamental de todos, mas "seu exercício irresponsável pode resultar em consequências prejudiciais à sociedade".
Além de pedir que a Justiça determine a remoção do conteúdo, a Procuradoria Nacional da União e Defesa da Democracia (PNDD) pediu também que o Twitter forneça informações sobre a proprietária da conta que espalhou a informação falsa, para possibilitar a citação no processo.
O Twitter também deve informar se a conta é monetizada, e se positivo, quanto o usuário ganhou com a publicação do vídeo, para que esse valor seja restituído.