Saúde

Aids é maior causa de morte de mulheres em idade reprodutiva

Cerca de 6 mil jovens de 15 a 24 anos são contaminadas com o HIV toda semana

Por Da Redação
Ás

Aids é maior causa de morte de mulheres em idade reprodutiva

Foto: Reprodução

Um novo relatório do Unaids revela que as desigualdades acentuadas entre homens e mulheres está levando a um maior risco de mulheres e meninas expostas ao HIV. O estudo "Nós temos o poder" pede a governos que foquem mais no empoderamento de meninas e mulheres.

Lacunas 

A epidemia de HIV espelha as desigualdades e injustiças enfrentadas por mulheres e meninas e como as lacunas nos direitos e serviços tem agravado a doença.

A diretora-executiva do Unaids, Winnie Byanyima, afirma que essa situação é inaceitável, evitável e tem que acabar. Os governos deram o passo histórico de adotar a Declaração da Plataforma de Pequim para Ação, 25 anos atrás. O documento é o guia mais abrangente e progressivo para realização dos direitos humanos das mulheres e meninas e para o alcance da igualdade de gênero. Desde então, tem tido avanços.

Mais meninas frequentam a escola e em alguns países, há mais mulheres participando da liderança política. Outras nações têm implementando a proteção da mulher em suas legislações. Tratamento O tratamento contra HIV também aumentou. Em meados de 2019, havia mais de 24 milhões de pessoas recebendo os antirretrovirais incluindo mais de 13 milhões de mulheres com 15 anos ou mais. 

Contudo, de acordo com o novo relatório, muitas promessas não foram cumpridas. Quase 40 anos depois da resposta à Aids, a doença ainda é a causa principal de morte de mulheres de 15 a 49 anos no mundo. E cerca de 6 mil jovens de 15 a 24 anos são contaminadas com o HIV toda semana.

O estudo aponta algumas áreas críticas como a eliminação da violência a mulheres. Em regiões com alta prevalência do vírus da Aids, a violência de um parceiro íntimo tem levado a um aumento de até 50% no risco de mulheres contraindo o HIV. Mulheres soropositivas relatam violência de seus parceiros, familiares, comunidades e até serviços de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário