Aiea diz que terremoto na Turquia não afetou segurança nuclear
Terremoto deixou milhares de mortos e centenas de feridos no país e na Síria

Foto: Ocha/Ali Haj Suleiman
A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) comunicou em sua rede social, que até agora, não houve nenhum impacto na segurança nuclear da Turquia, após o terremoto que deixou milhares de mortos e centenas de feridos no país e na Síria. Conforme informado pela autoridade reguladora nuclear turca, a usina em construção não foi afetada.
Avaliação da segurança
Nesta segunda-feira (6), o diretor-geral da agência, Rafael Mariano Grossi, havia dito que estava em contato com o governo turco para coordenar a assistência imediata e apoio técnico para avaliação e recuperação dos edifícios.
As Nações Unidas e parceiros também estão monitorando a situação. Apesar da escassez de energia e interrupções nas telecomunicações, agências da ONU estão se mobilizando para prestar assistência. A informação foi dada pelo porta-voz do secretário-geral.
Maior terremoto em mais de 80 anos
Stephane Dujarric disse que, segundo parceiros humanitários, este é o terremoto mais poderoso registrado na Turquia desde 1939, e que pelo menos 78 tremores secundários foram relatados, seguidos por um segundo terremoto de magnitude 7.5.
Segundo ele, a Organização Internacional para Migrações, OIM, e a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, têm um estoque total de cerca de 2 mil tendas e aproximadamente 1,7 mil kits de itens não alimentícios disponibilizados no noroeste da Síria.