Alagoinhas é escolhida para instalação do 5G na Bahia
Cidade faz parte das 1.712 localidades aptas a receber infraestrutura
Foto: Zack Stencil / MCom
O município de Alagoinhas, localizado no interior da Bahia, foi um dos selecionados para a instalação de infraestrutura para o 5G a partir de 31 de julho. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (27), durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com essa autorização, as operadoras poderão solicitar a implantação da quinta geração de redes móveis na cidade, beneficiando os moradores com avanços tecnológicos significativos.
No total, 1.712 cidades já concluíram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço, abrangendo mais de 145 milhões de brasileiros, o que representa 69,3% da população do país.
O estado de Minas Gerais teve a maior quantidade de liberações, com 22 municípios, seguido por Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (13) e outros estados que também foram contemplados.
Essas autorizações são concedidas após a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para a distribuição de kits de recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.