Política

ALBA aprova urgência do nono empréstimo solicitado por Jerônimo Rodrigues

Nesta terça (20), deputados também aprovaram outros projeto do Executivo

Por Ane Catarine Lima
Ás

Atualizado
ALBA aprova urgência do nono empréstimo solicitado por Jerônimo Rodrigues

Foto: ASCOM/ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou na tarde desta terça-feira (20), com votos contrários de parlamentares da posição, a urgência do nono empréstimo solicitado à Casa pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). 

Se o projeto for aprovado em plenário, a gestão estadual poderá adquirir R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo o Executivo, o recurso será destinado a projetos de infraestrutura urbana, hídrica e de mobilidade urbana.

Mais cedo, o líder do União Brasil na ALBA, deputado Robinho, criticou a quantidade de solicitações de crédito feitas por Jerônimo. A mesma crítica foi reforçada pelo deputado Hilton Coelho (Psol) que, embora não seja contrário aos empréstimos, afirmou que o petista não tem sido transparente quanto ao uso dos recursos.

“Não sou contra os empréstimos. Eu acho que eles podem ser feitos, mas precisa ter transparência. Isso, sem dúvidas, é uma coisa que não acontece com esses projetos que são enviados a essa Casa por parte do governo do Estado”, afirmou o psolista.

“Essa Casa, muito sinceramente, não tem se respeitado. Muitas vezes essas aprovações são um verdadeiro cheque em branco para o Executivo. É comprometendo, ao meu ver, as contas do governo sem uma justificativa clara”, completou.

Na mesma sessão plenária, os deputados estaduais aprovaram a autorização para o empréstimo de R$ 253 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para sustentar o programa Sertão Vivo.

Além disso, a bancada da maioria conseguiu aprovar o projeto que autoriza o uso de parte do Fundo de Participação dos Estados no pagamento dos vagões do VLT do Subúrbio Ferroviário.

Leia também: Jerônimo rebate críticas sobre uso de empréstimos: 'Nossa prestação de contas são as entregas'

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário