ALBA aprova urgência do nono empréstimo solicitado por Jerônimo Rodrigues
Nesta terça (20), deputados também aprovaram outros projeto do Executivo
Foto: ASCOM/ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou na tarde desta terça-feira (20), com votos contrários de parlamentares da posição, a urgência do nono empréstimo solicitado à Casa pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Se o projeto for aprovado em plenário, a gestão estadual poderá adquirir R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo o Executivo, o recurso será destinado a projetos de infraestrutura urbana, hídrica e de mobilidade urbana.
Mais cedo, o líder do União Brasil na ALBA, deputado Robinho, criticou a quantidade de solicitações de crédito feitas por Jerônimo. A mesma crítica foi reforçada pelo deputado Hilton Coelho (Psol) que, embora não seja contrário aos empréstimos, afirmou que o petista não tem sido transparente quanto ao uso dos recursos.
“Não sou contra os empréstimos. Eu acho que eles podem ser feitos, mas precisa ter transparência. Isso, sem dúvidas, é uma coisa que não acontece com esses projetos que são enviados a essa Casa por parte do governo do Estado”, afirmou o psolista.
“Essa Casa, muito sinceramente, não tem se respeitado. Muitas vezes essas aprovações são um verdadeiro cheque em branco para o Executivo. É comprometendo, ao meu ver, as contas do governo sem uma justificativa clara”, completou.
Na mesma sessão plenária, os deputados estaduais aprovaram a autorização para o empréstimo de R$ 253 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para sustentar o programa Sertão Vivo.
Além disso, a bancada da maioria conseguiu aprovar o projeto que autoriza o uso de parte do Fundo de Participação dos Estados no pagamento dos vagões do VLT do Subúrbio Ferroviário.
Leia também: Jerônimo rebate críticas sobre uso de empréstimos: 'Nossa prestação de contas são as entregas'