Alcolumbre define Otto Alencar para assumir presidência da CCJ
Movimentação ainda incitar hipóteses sobre o futuro de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que está no cargo de presidente do Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O senador Davi Alcolumbre (União-AP), preferido para a presidência do Senado em fevereiro de 2025, estabeleceu que o presente presidente do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), comandará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa até em 2026. A resolução foi decidida depois de uma decisão entre ambos, com a presidência da comissão sendo anunciada por Alcolumbre em troca da assistência ao PSD a candidatura a administração do Senado.
Presentemente, Alcolumbre exerce o cargo da presidência da CCJ, mas irá passar o cargo para Otto Alencar no próximo período. A alteração fortalece a tática do senador para assegurar o suporte dentro da Casa para sua eleição, que acontecerá em fevereiro de 2025. A movimentação ainda incita hipóteses sobre o futuro de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Senado atualmente.
Com a nomeação de Otto Alencar na CCJ, aumenta a expectativa de que Rodrigo Pacheco possa sair do Senado e se tornar ministro do governo Lula, segundo especulações no Ministério da Justiça. Aliados de Pacheco apontam que ele tem interesse no cargo, que no momento é dirigida pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.