• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Além de casamenteiro: Santo Antônio é considerado Doutor da Igreja e o santo com a canonização mais rápida da história
Brasil

Além de casamenteiro: Santo Antônio é considerado Doutor da Igreja e o santo com a canonização mais rápida da história

Em Salvador e Lauro de Freitas, fiéis e devotos se reúnem para celebrar o santo, que morreu há 792 anos

Por Emilly Lima
Ás

Além de casamenteiro: Santo Antônio é considerado Doutor da Igreja e o santo com a canonização mais rápida da história

Foto: Arquivo Pessoal/Paróquia Santo Antônio (Portão)

Em algum momento da sua vida você deve ter ouvido que Santo Antônio é famoso por ser o "santo casamenteiro", que ajuda a unir casais a partir de simpatias e devoções. Mas a verdade é que Santo Antônio, que é o santo que abre as celebrações das festas juninas, sendo comemorado nesta terça-feira (13), é muito mais que isso, ele é conhecido como Doutor da Igreja e até hoje é o santo com a canonização mais rápida de toda história da Igreja Católica.

De acordo com o padre Rogério Marcos da Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Santo Antônio tem o nome de batismo de Fernando de Bulhões, mas se tornou Antônio ao ingressar na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, aos 15 anos de idade.

Apesar de ter nascido em Portugal e também ter iniciado a sua vida religiosa no país, ele se muda para Itália, país em que ele vive como um conhecedor da Palavra de Deus. "Neste processo ele passa da vida agostiniana para a vida franciscana, onde ele teve a oportunidade de ainda conhecer São Francisco e viveu na prática tudo aquilo que ele tinha conhecimento. Ele era um homem caridoso, capaz de enxergar o outro e ver a capacidade, além de ter muita compaixão", disse o padre.

Santo morreu há 792 anos

Santo Antônio morreu jovem, aos 35 anos, no dia 13 de junho de 1231, ou seja, há 792 anos, e se tornou o santo com a canonização mais rápida de toda a história da Igreja Católica. Menos de um mês após sua morte, o bispo Corrado solicitou ao Papa Gregório IX que desse início ao processo de canonização do frade, que já era venerado como santo pela população. Depois de muitos relatos milagrosos, menos de um ano depois da morte, Antônio foi canonizado e anunciado santo pelo Papa.

"Podemos dizer que ele foi canonizado por aclamação porque a população já o chamava de santo e quando ele morre, as pessoas gritavam nas ruas: 'O santo morreu'. Então, para as pessoas ele já era um santo, assim como ocorreu com Irmã Dulce. Nós tivemos o rito de canonização, mas para o povo baiano ela já era santa", explicou o padre Rogério.

Doutor da Igreja e santo casamenteiro



Para além de um santo casamenteiro, Santo Antônio é muito famoso por ser um pregador por causa do seu conhecimento teológico e bíblico. "Uma das melhores traduções consta na Diocese de Lisboa, que fez uma compilação de todos os textos, com discursos e testemunhos de Santo Antônio, e dentro desta obra dizem que se rasgassem todas as bíblias do mundo, Santo Antônio seria capaz de reescrever com total fidelidade à Palavra de Deus porque ele tinha o conhecimento. Ele não somente lia, mas também conhecia", pontuou.

E foi justamente por sua capacidade de compreender e conhecer os escritos da bíblia que o santo ficou conhecido como Doutor da Igreja. O título foi dado pelo Papa Pio 12, em 1946.

Já a fama de casamenteiro surge em diversas histórias. Muitos dizem que o frade pagava muitos dotes e por isso muitas pessoas o procuravam, para que ele pudesse oferecer a graça. Outros contam que Santo Antônio era procurado por muitas mulheres que pediam para que ele rezasse para que encontrassem um marido. "São várias fontes dizendo o porque ele teria acolhido a missão de casamenteiro", disse o pároco.

Diante das histórias milagrosas, ele permanece vivo em simpatias populares: novenas, correntes e até pendurar a imagem de cabeça para baixo são algumas das estratégias usadas para conseguir um apoio do santo.

Celebrações em Salvador

Trezenas, Missas e procissões fazem parte das programações das quatro paróquias e de 41 comunidades que são dedicadas a Santo Antônio, em Salvador e Lauro de Freitas, que organizam festas especiais para o frade.

"Não é só rezar a trezena, você tem a beleza do templo e daquilo que oferecemos como culto ao nosso santo", afirmou o padre Rogério ao explicar que a preparação para a festa em homenagem ao santo é realizada durante todo o ano para receber os fiéis e devotos na igreja.

Confira as programações:

Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Largo do Santo Antônio Além do Carmo)

As homenagens terão início com a alvorada às 6h, seguida de Missas às 7h, às 9h, às 11h e às 16h30. Por volta das 17h30 haverá uma procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, saindo e retornando para a Matriz, onde, após a chegada dos fiéis, será celebrada a Missa de encerramento dos festejos, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho.

Paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias)

Os devotos participam da alvorada e da Reza Popular, às 6h, seguida do café da manhã partilhado e da carreata (saindo da Matriz e percorrendo as ruas do território paroquial). Já às 18h haverá uma procissão, que percorrerá as principais ruas do bairro, retornando para a Praça Major Cosme de Farias, em frente à Matriz, onde será celebrada a Santa Missa campal.

Paróquia Santo Antônio (Portão, Lauro de Freitas)

Neste dia festivo, 13 de junho, haverá alvorada às 6h; procissão às 18h30, saindo da Comunidade Sagrado Coração de Jesus e seguindo até a Matriz, onde será celebrada a Santa Missa Solene, às 20h.

Paróquia Santo Antônio (Fazenda de Coutos)

A primeira Celebração Eucarística terá início às 10h. A programação seguirá com procissão, saindo da Praça da Luz, às 18h, e seguindo em direção à Matriz, onde o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Santa Missa festiva, às 19h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.