Michel Telles

Além dos sintomas conhecidos, dengue pode provocar manifestações na cavidade oral!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Além dos sintomas conhecidos, dengue pode provocar manifestações na cavidade oral!

Foto: Divulgação Assessoria

O Brasil está enfrentando uma epidemia de dengue. Na Bahia foram registrados 45.386 casos prováveis da doença até o dia 9 de março de 2024, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Além dos sintomas conhecidos, como febre alta, dor de cabeça, fadiga e manchas no corpo, a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também pode afetar a saúde oral, como alerta o dentista Leonardo Carvalho, especialista em Implantodontia.

“Em casos leves, a baixa imunidade provocada pela dengue é um fator que potencializa o surgimento de candidíase pseudomembranosa oral – popularmente caracterizada por manchas brancas na superfície da mucosa labial, bucal e na língua. Além disso, o indivíduo pode ter sede excessiva, boca seca, sensação de gosto amargo, dor e dificuldade ou limitação de abertura bucal. Os pacientes podem apresentar também dor na Articulação Temporomandibular (ATM)”, detalha o dentista, explicando que estudos sobre dengue e saúde oral ainda são pouco aprofundados.

Quando o quadro clínico da dengue é mais grave, como a hemorrágica, Leonardo Carvalho pontua outros sinais na cavidade oral. “Podem surgir aftas, vermelhidão na gengiva e na mucosa bucal, amígdalas ampliadas e inflamadas, sangramento gengival e crostas no lábio e na língua”, esclarece o dentista, enfatizando que, em qualquer estágio da doença, o organismo também fica mais suscetível a infecções, a exemplo das odontológicas, tornando o seu tratamento mais complexo.

O tratamento da dengue é cuidar dos sintomas após orientação médica, como também odontológica. Além disso, a recomendação de Leonardo Carvalho é que o paciente com esse diagnóstico se mantenha hidratado, já que a doença leva à desidratação do corpo, provocando, inclusive, a redução de saliva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.