Alemanha acusa Rússia de usar 'pretexto' para limitar fornecimento de gás
Putin alega ausência de uma turbina do gasoduto Nord Stream
Foto: Divulgação/Gazprom
Um porta-voz do Ministério da Economia alemão acusou nessa quarta-feira (20), durante coletiva, a Rússia de usar como "pretexto" a ausência de uma turbina do gasoduto Nord Stream para justificar a redução do fornecimento de gás à Europa.
"É uma turbina de substituição que estava destinada a ser usada em setembro. Segundo nossas informações, é um pretexto, e estamos fazendo de tudo para eliminar o pretexto", declarou um porta-voz da Alemanha.
Em comunicado recente, a Gazprom afirmou que não pode garantir a retomada do fornecimento à Europa através deste gasoduto. Além disso, a gigante russa do gás alega a falta de uma turbina Siemens que foi enviada ao Canadá para conserto e que, segundo a empresa, é necessária para operar uma estação de compressão.
Na última terça-feira (19), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu a entender à imprensa que o gasoduto poderia retomar a entrega de gás nesta quinta-feira (21). Caso não receba a turbina que falta, Putin alertou que o gasoduto vai operar com 20% da capacidade a partir da próxima semana.