Alemanha anuncia confinamento rígido contra Covid-19
Decisão foi tomada após uma reunião de quase 12 horas entre a chanceler Angela Merkel e governadores dos 16 estados
Foto: Reprodução
Novas medidas de confinamento nas áreas mais afetadas pela covid-19 na Alemanha foram anunciadas na madrugada desta segunda-feira (22). A decisão foi tomada após uma reunião de quase 12 horas entre a chanceler Angela Merkel e governadores dos 16 estados.
O país terá um confinamento rígido de cinco dias durante a Semana Santa, onde a maioria dos comércios ficará fechada e os serviços religiosos serão cancelados. No dia 3, só lojas de comida ficarão abertas. As restrições em vigor desde o fim do ano passado permanecem válidas até o dia 18 de abril.
As taxas de contágio do coronavírus quase dobraram no último mês na maior economia da Europa, após um relaxamento das restrições adotadas em dezembro que começou em fevereiro.
Na antecipação do feriado da Páscoa, o governo alemão determinou serem necessários testes de Covid-19 para viajantes que retornarem à Alemanha, e recomendou que seus habitantes não saiam do país.
A piora da pandemia também levou alguns especialistas em saúde a alertar que as unidades de terapia intensiva correm o risco de ficar sobrecarregadas em poucas semanas se o crescimento exponencial dos casos continuar. Atualmente, o número de pacientes com Covid-19 em UTI alemãs subiu para 3.117, o maior em mais de um mês.