Tecnologia

Alemanha deve excluir Huawei para implementar tecnologia 5G no país, diz jornal

O país estabeleceu um procedimento para avaliar a exclusão da empresa chinesa

Por Da Redação
Ás

Alemanha deve excluir Huawei para implementar tecnologia 5G no país, diz jornal

Foto: Reprodução / UOL

O governo de Angela Merkel excluiu a participação da gigante tecnológica chinesa Huawei na implantação da rede 5G na Alemanha. A informação é do jornal Handelsblatt. A agência Bloomberg, recentemente, assegurou que os Estados Unidos estavam pressionando a chanceler alemã, de modo a impedir a entrada dos equipamentos da empresa chinesa. 

Segundo o jornal, as disposições sobre a rede 5G foram agregadas sob a lei de segurança cibernética. Atualmente, estão sendo corrigidas as normas que deverão ser abordadas pelo governo em novembro.

Dependendo das alterações, as autoridades estabelecem um procedimento de duas fases: a primeira verificara? se os dispositivos cumprem com os padrões oficiais; a segunda consiste em uma avaliação política da fabricante.

“Berlim tenta impedir arbitrariedades, bem como a possibilidade de atos de sabotagem levados a cabo pela nova rede de conectividade”, segundo o jornal. Martin Schallbruch, especialista da escola de negócios ESMT, adverte que os produtos da fabricante serão admitidos no país só depois de passarem nas duas provas acima mencionadas. “No final, [este] procedimento equivale a? exclusão da Huawei”, conclui.

Os Estados Unidos começaram, em março, a sua guerra comercial com a China, promovendo uma campanha a nível mundial contra a Huawei e outras empresas tecnológicas do gigante asiático. Mesmo sem provas, Washington afirma que os dispositivos da Huawei apresentam riscos para a segurança nacional. Em resposta, a Huawei denunciou tais acusações, tomando-as como politicamente motivadas e uma violação dos princípios da competência empresarial livre.

A Alemanha reiterou em várias ocasiões se opor a proibições contra empresas concretas. Em vez disso, planejou definir critérios de segurança para decidir se haveria ou não cooperação com determinada fabricante.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.