• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Alexandre Kalil é condenado por improbidade administrativa e se torna inelegível para eleições de governador

Alexandre Kalil é condenado por improbidade administrativa e se torna inelegível para eleições de governador

Kalil acusa responsáveis pela condenação de tentar impedir a candidatura dele ao governo de Minas Gerais

Por Da Redação
Às

Atualizado
Alexandre Kalil é condenado por improbidade administrativa e se torna inelegível para eleições de governador

Foto: Divulgação/Prefeitura de BH

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) foi condenado por prática de improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, em decorrência das acusações de que o ex-gestor municipal teria sido omisso, durante a gestão na Prefeitura. A acusação é sobre o caso da Associação Comunitária do Bairro Mangabeiras, que teria se apropriado de espaços públicos de forma ilegal.

Na ação civil, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) argumenta que o ex-prefeito e a associação comunitária mantiveram espaços públicos fechados para favorecer o acesso a uma minoria, com uma decisão judicial que vai contra a legislação.

Além de ter os direitos políticos suspensos, Kalil também deverá pagar, junto à Associação Comunitária do Bairro Mangabeiras, o valor de R$ 100 mil em danos morais coletivos. O valor ainda será corrigido por juros. Além de ser proibido de receber benefícios, incentivos fiscais ou de crédito do Poder Público, enquanto tem os direitos políticos suspensos.

Conforme a decisão, assinada na quinta-feira (7), que tramita na 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte/MG, os valores a serem pagos pelos réus, serão revertidos a favor do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (FUNEMP). 

Entre os espaços públicos que foram alvos dos réus e citados no processo estão:

-Rua Professor Giorgio Schreiber;
-Rua Roberto Alvarenga de Paula;
-Rua Sebastião Dayrell de Lima;
-Rua Nagib Jeha;
-e Praça Sebastião Paes de Almeida


O que diz Kalil?

O ex-prefeito de Belo Horizonte afirmou, ao falar sobre a decisão, que o juiz responsável pelo caso "perdeu o senso do ridículo", e acusa os responsáveis pela medida de tentar impedir a candidatura dele ao governo de Minas Gerais.

Kalil ainda relatou que a condenação contra ele surge diante de um cenário onde lidera as pesquisas para governador, e opina que a decisão deve ser revertida. Confira:

"Esse juiz perdeu o senso do ridículo. Não sei do que se trata. Mas parece que querem que eu não seja candidato ao Governo de Minas por causa de uma cancela em um condomínio. É de rir. E isso acontece justamente depois que estou liderando pesquisas para governador. Com certeza essa decisão vai cair. A que ponto chegamos”, afirmou Kalil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário