Alexandre Tinoco diz que operação removerá pichações no circuito do Carnaval na Barra
Secretário da Semop chamou atenção dos ambulantes, reforçando que o ato é criminoso
Foto: Farol da Bahia
O secretário de Ordem Pública de Salvador (Semop), Alexandre Tinoco, afirmou nesta quarta-feira (17), em coletiva realizada durante agenda da prefeitura para entregar a requalificação da Rua Afonso Celso, na Barra, que a pasta iniciou uma operação para eliminar as pichações realizadas por ambulantes nos locais designados para o Carnaval.
A ação tem como objetivo não apenas organizar esses espaços, mas também conscientizar sobre o crime ambiental e de vandalismo, contando com o apoio da Secretaria de Manutenção (Seman). Ao todo, foram preenchidas 4.110 vagas por trabalhadores informais que estarão nas ruas durante o período carnavalesco.
"Desde o final do ano passado, a prefeitura mantém equipes permanentes no percurso. Estamos constantemente monitorando e estudando os circuitos. Nossas equipes identificaram as pichações, e, prontamente, pedimos apoio à Secretaria de Manutenção do Município. Com isso, conseguimos iniciar esse trabalho", explicou Tinoco.
"Não é necessário vandalizar o patrimônio público, pois todos terão o direito de colocar os equipamentos no circuito. Vamos permanecer até o final de Ondina removendo as marcações", completou.
Este é o primeiro ano em que a pasta realiza este procedimento de impedir que as pessoas acabem cometendo a ação criminosa de pichação, evitando assim sujar as ruas com tintas de diversas cores. É importante destacar que quem for pego cometendo este tipo de crime pode ser encaminhado para a delegacia. A legislação não só ressalta o crime de vandalismo, mas também destaca o dano previsto no Código Penal, abrangendo patrimônios tanto públicos quanto privados.