Alienígenas poderão ver a Terra daqui a 29 anos, diz estudo
Eles devem estar numa posição privilegiada para observar o trânsito terrestre

Foto: NASA/Reprodução
Em uma nova pesquisa publicada na revista Nature, cientistas estimaram que 29 corpos celestes do passado, presente e futuro devem estar privilegiados numa posição de poder observar o trânsito planetário terreste e interceptar transmissões humanas.
“Uma maneira de encontrar planetas é se eles bloquearem parte da luz de sua estrela hospedeira. Nós perguntamos: ‘Para quem seríamos os alienígenas se alguém mais estivesse olhando?’ Há uma pequena fenda no espaço em que outros sistemas estelares têm um assento cósmico privilegiado para encontrar a Terra como um planeta em trânsito”, disse Lisa Kaltenegger, astrônoma do Instituto Carl Sagan, na Universidade Cornell em Nova York.
Foram identificados 2.034 sistemas estelares em 326 anos-luz de distância que poderiam ter "descoberto" a Terra em um período de 5 mil anos. Desses, 46 estariam próximos o suficiente para detectar um sinal da existência humana.
Segundo o estudo, o primeiro exemplo é a anã vermelha Ross 128, estrela da constelação de Virgem a cerca de 11 anos-luz de distância a partir do Sistema Solar. Ela tem um planeta em órbita que poderia abrigar vida e ter conseguido visualizar à Terra por mais de 2 mil anos. Contudo, perdeu essa capacidade há 900 anos.
Já na estrela de Teegarden, localizada na constelação de Aries a cerca de 12 anos-luz de distância, uma vida hipotética poderia ver nosso lar somente daqui a 29 anos. Os cientistas também apontaram que planetas da estrela hospedeira Trappist-1, a 45 anos-luz de distância, só devem testemunhar a presença dos humanos em 1.642 anos no futuro.