Vídeo: Aline Peixoto vai às lágrimas em discurso na Alba: ‘sofri uma série de ataques por ser indicada ao TCM’
‘Foi como se apontassem o dedo para mim e falassem que uma mulher não pode ocupar o cargo’, disse a enfermeira
Foto: Reprodução/YouTube
A enfermeira Aline Peixoto, esposa do ex-governador Rui Costa (PT), passa nesta segunda-feira (6) pela sabatina na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Durante o discurso inicial, ela foi às lágrimas ao dizer que sofreu uma série de ataques após ter a indicação ao cargo noticiada.
“Quando meu nome foi colocado como postulante ao cargo de conselheira do TCM passei por uma série sistemática de ataques. Críticas são normais na democracia, o problema maior é que muitas dessas foram de cunho pessoal, verdadeiras agressões a uma mulher. Tentaram me desqualificar apenas por ser casada com o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Toda a minha trajetória de vida, experiência como gestora pública e trabalho social foram desconstruídos. Tentaram apagar a minha história. Também quiseram transformar em disputa política. Foi como se apontassem o dedo para mim e falassem que uma mulher não pode ocupar o cargo no Tribunal de Contas”, disse ela, emocionada, em meio a aplausos dos deputados.
O argumento de Aline de que algumas críticas à indicação dela foram de cunho machista foi reforçado pela deputada Ivana Bastos, que, após o discurso da postulante, disse que já passou por sabatinas de vários candidatos homens ao TCM e nenhum deles foi questionado e desqualificado.
“Esta é a primeira vez que uma mulher concorre ao posto de conselheira do TCM. Já vivi, durante meus mandatos, várias sabatinas com candidaturas masculinas e em nenhuma delas vi essa tentativa de escrutinar o concorrente”, disse ela.
Confira mais no vídeo abaixo: