Alinhamento planetário raro poderá ser visto a olho nu nesta sexta-feira (28)
Saiba como observar o fenômeno

Foto: Reprodução/FreePik
Um evento astronômico raro acontecerá nesta sexta-feira (28) e poderá ser visto do Brasil. O evento, conhecido como "desfile planetário", trata do alinhamento dos planetas do Sistema Solar – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O fenômeno poderá ser visualizado a olho nu e sem a necessidade de instrumentos ópticos, basta o céu estar limpo e sem obstáculos.
O desfile planetário já vem se formando desde janeiro, porém vai atingir o seu auge nesta sexta, com Mercúrio adentrando a formação dos outros planetas. O alinhamento está relacionado com o movimento de translação dos astros, quando eles completam uma volta inteira ao redor do Sol.
O último alinhamento planetário tão amplamente visível aconteceu em 2022, quando cinco planetas puderam ser observados em linha a olho nu. Já nesta sexta-feira, o evento contará com a adição de Urano e Netuno, tornando a ocasião ainda mais rara.
De acordo com astrônomos, outro evento parecido como esse só poderá ser visto novamente em 2040.
O que fazer para ver o alinhamento planetário?
Para ver o desfile planetário, não serão necessários equipamentos profissionais, como lunetas ou binóculos. O auge do alinhamento será entre as 22h e 23h30.
Quem deseja avistar o fenômeno deve procurar um lugar em que o horizonte oeste esteja visível, sem nuvens nem obstáculos.
Para facilitar, é aconselhável que o observador busque por Vênus, que será o ponto mais visível do céu depois do Sol e da Lua.
Por mais que o auge do alinhamento seja nesta sexta-feira, o fenômeno também poderá ser visto na próxima quarta-feira (4).