Alpinistas serão obrigados a levar próprias fezes na descida do Monte Everest
De acordo com as autoridades locais, a montanha está começando a feder
Foto: Reprodução/Babu Sherpa/Via BBC
O presidente da municipalidade rural de Pasang Lhamu, Mingma Sherpa, determinou que os alpinistas que forem escalar o Monte Everest terão, a partir de agora, que recolher as próprias fezes e levá-las de volta ao acampamento base para descarte.
Segundo ele, os alpinistas que forem tentar subir a montanha mais alta do mundo, e a vizinha Monte Lhotse, serão instruídos a comprar e levar "sacos para fezes" ao acampamento base, os quais serão "verificados ao retornar".
"Nossas montanhas começaram a feder", disse Mingma Sherpa, responsável por implementar a nova regra. "Estamos recebendo reclamações de que fezes humanas estão visíveis em rochas e alguns montanhistas estão adoecendo. Isso não é aceitável e prejudica nossa imagem", acrescentou ele à BBC.
Durante a temporada de escalada, os alpinistas passam a maior parte do tempo no acampamento base se acostumando à altitude. Neste local, há tendas separadas com toaletes, contendo barris embaixo para coletar os dejetos. Entretanto, a maioria dos alpinistas e as equipes de apoio costumam cavar um buraco para fazer as necessidades.